terça-feira

Ribeirinho Leal ASSUME o Plágio!

Clique nas imagens para ampliar e ler.
Ex.mo Senhor Director de " O Alto Alentejo"

Muito obrigado pela sua amabilidade em me dar conhecimento de uma "Carta ao Director", enviada pelo Dr. José Luís Salvado Capela e Silva e alusiva ao lançamento da 2° edição do livro "Motivos Alentejanos", que teve lugar no passado dia 30 de Maio, em Portalegre.
Passo então a explicar:
Em 1981, após ter publicado a Monografia de Cabeço de Vide, pensei alargar o tema do Alentejo a toda a província e, assim, surgiram os "Motivos Alentejanos", ai por Março ou Abril de 1982.
Na elaboração da 1ª edição transcrevi poemas de António Sardinha e do Condede Monsaraz e um excerto da Monografia das Carreiras, da autoria de D. Maria Tavares Transmontano que, anos antes, ma havia oferecido.
Entretanto, o meu amigo José Picão Tello, Jornalista e Escritor Elvense, ofereceu-se para, anónima e gratuitamente, colaborar comigo na feitura de alguns textos sobre factos mais remotos, que me enviou, por correio e manuscritos, e que eu passei à máquina para enviar à Tipografia.
Estes textos traziam partes entre aspas, que eram citações do livro "Ganharias", que eu não possuía, da autoria do também meu amigo José Alves Capela e Silva.
José Alves Capela e Silva era Regente Agrícola, mas tinha-se dedicado à lavoura. Numa fase da sua vida, porque as searas não davam e os gados pouco rendiam, porque era homem honrado e tinha despesas que a agricultura não cobria, procurou o Sr. Capitão Manuel Rodrigues Carpinteiro, de quem era amigo, para que este, com a muita influência que tinha, lhe arranjasse um emprego. O Sr. Capitão Carpinteiro conseguiu coloca-lo na Colónia de Vila Fernando, onde, segundo creio, se veio a aposentar.
Ora, para destacar Capela e Silva, adicionei ao livro uma pequena bibliografia, em que homenageava o Escritor e também o Amigo, não semente meu mas, também e sobretudo, do Sr. Capitão Carpinteiro.
Essa bibliografia perdeu-se e o livro chegou-me às mãos sem ela, o que foi pena.
Entretanto, nos anos oitenta do Século XX, conheci em Alter do Chão, onde leccionava, no Ciclo Preparatório ou no Colégio, um neto do Escritor Capela e Silva - Dr. José Luís Salvado Capela e Silva - a quem ofereci os "MotivosAlentejanos", que mos agradeceu e que, inclusivamente, mais tarde, me obsequiou com um outro livro, "Memórias Alentejanas", que eu não conhecia, por ele autografado em Junho de 1987, e da autoria de seu Avô. Segue, em anexo, a cópia digitalizada da referida dedicatória.
Os "Motivos Alentejanos" esgotaram-se há muito e as Edições Colibri propuseram-se reeditá-lo. Peguei no único exemplar que tinha, fotocopiei-o e enviei-o para Lisboa, para o Dr. Fernando Mão de Ferro.
Ao ver as provas, andei à procura das aspas e tive o cuidado de escrever à frente daquelas de que me apercebi, que eram citações de Capela e Silva, conforme os manuscritos que recebera nos anos oitenta, do Sr. José Picão Tello.
Dias antes do lançamento da 2" edição, o Apresentador do livro, Dr. José Manuel da Costa Coelho, reencaminhou-me um mail, assinado por um tal "Jorge Sampaio", em que estava o endereço de um blogue que dizia que eu tinha plagiado o livro "Ganharias".
No momento do lançamento do livro, tive o cuidado de ir direito ao Capitulo "Os Ratinhos", que estava em foco no tal blogue, e vi que as aspas estavam colocadas no mesmo sitio da 1ª edição, no local onde o Sr. José Picão Tello as colocara e que eu transcrevera, e não no local do original de Capela e Silva, publicado no blogue.
Quando da minha intervenção, tive o cuidado de informar os presentes de que as aspas existentes mais ou menos a meio da página 56, deviam passar para o princípio da página 55.
E tanto no lançamento, como antes e depois do mesmo, sempre falei nos Escritores de quem me servi para melhor compor o texto.
Não sei se haverá mais alguma gralha, má colocação de aspas ou outras quaisquer omissões, porque parti do princípio de que a 1ª edição estaria correcta, uma vez que, durante vinte e sete anos, nunca houve nenhum reparo.
Mas com a humildade que sempre tive, apresso-me a pedir publicamente as desculpas solicitadas, não só pelas falhas, erros e omissões nas transcrições do Escritor Capela e Silva, mas também porquais quer outras que venham a surgir e que até agora passaram despercebidas.
Com esta carta dou por encerrado o assunto.

Portalegre, 08 de Junho de 2009
João Ribeirinho Leal
FONTE: Alto Alentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.