quinta-feira

O Plágio de Ribeirinho Leal na Imprensa de Portalegre

6 www.odistritodeportalegre.com

PORTALEGRE CIDADE

Apresentação de “Motivos Alentejanos”

Plágio ou citação?

Quando foi anunciada a apresentação da segunda edição “Motivos Alentejanos”, sucederam-se as acusações de que este livro enfermava de Plágio.
Segundo quem acusava “Motivos Alentejanos” revelava a semelhanças a mais com um livro de José Alves Capela e Silva, impresso pela Baroeth, em Lisboa, no ano de 1939. As acusações surgiram sob a capa do anonimato que os Blogs emprestam aos piores e aos melhores motivos.
Com citações completas de um e de outro livro, nesses blogs repetiam-se as acusações de que o segundo livro mais não era que um resumo ou uma paráfrase do primeiro. Tudo começou no
http://portalegrecidadedoaltoalentejo.blogspot.com/
mas as acusações não se ficaram por aí, foi criado um blog dedicado a este tema
http://emportalegreplagio.blogspot.com/
exclusivamente vocacionado para desmascarar o que, no entender do(s) administrador(es) deste blog, é um caso de Plágio.
Num estilo a que a cidade já se habituou, as acusações, quase sempre num tom ofensivo, e a raiar de muito perto a difamação e a calúnia, nos casos em que não os ultrapassa claramente, comparam a par e passo os dois textos.
A ser verdade o que é transcrito para o blog, de facto, as semelhanças são flagrantes, tanto que o DP foi procurar saber mais sobre este assunto e entrou em contacto com Ribeirinho Leal.
Confrontado com as acusações do blog, o autor afirmou que “em todas as passagens retiradas do livro Ganharias” teve sempre a “preocupação” de colocar “aspas” e que em todas as passagens citadas o autor é referido, e que só por falha tipográfica, na primeira edição, o autor, Capela e Silva, não apareceu citado na bibliografia final, facto que está corrigido nesta segunda edição.
O DP tentou entrar também em contacto com descendentes de Capelo e Silva, mas sem sucesso.
Até ao momento não temos conhecimento de nenhum processo.

Ribeirinho Leal, um homem interessado na ruralidade do Alentejo
Plágio ou não, ou até por causa da polémica gerada em torno desta reedição, o auditório do centro de congressos da Câmara Municipal de Portalegre encheu-se para ver a apresentação da segunda edição de “Motivos Alentejanos”, no Sábado passado.
A apresentação esteve a cargo de José Manuel Coelho, professor Titular da Escola Secundária de São Lourenço, sem que este tema tivesse sido abordado. Este é um título que retrata, por um lado, o mundo rural do Alentejo e, por outro, as tradições que marcavam e que ainda marcam a região.
Também nesta obra é visível a presença de algumas passagens de autores que marcaram e marcam a vida do distrito de Portalegre.
A sessão de lançamento de “Motivos Alentejanos” foi composta por duas partes distintas: uma dedicada a recitações de poesia, por parte de poetas naturais dos três distritos do Alentejo; a segunda parte foi dedicada à apresentação do livro de Ribeirinho Leal, que já conta com duas edições publicadas.

FONTE: O Distrito de Portalegre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.