quinta-feira

Carta ao Director de Ribeirinho Leal

Portalegre, 08 de Junho de 2009

Carta ao Director de "O Distrito de Portalegre"

Alguém me disse, por telefone, que no semanário "O Distrito de Portalegre", de 04 de Junho de 2009, vinha uma notícia alusiva ao lançamento da 2.ª Edição do livro "Motivos Alentejanos", que teve lugar no passado dia 30 de Maio, em Portalegre.
Quanto ao conteúdo da notícia, passo a explicar como tudo se passou, para que a verdade seja reposta, nomeadamente quanto as diversas transcrições do escritor Capela e Silva, que quis destacar na 1.ª Edição do livro, dedicando-lhe uma pequena bibliografia, em que homenageava o Escritor e também o Amigo, não somente meu mas também e sobretudo, do Sr. Capitão Carpinteiro, através de quem o tinha conhecido.
Essa bibliografia perdeu-se e o livro chegou-me às mãos sem ela, o que foi pena.
Entretanto, nos anos oitenta do Século XX, conheci em Alter do Chão, onde leccionava, julgo que no Ciclo Preparatório, um neto do Escritor Capela e Silva - Dr. José Luís Salvado Capela e Silva, a quem ofereci os "Motivos Alentejanos", que me os agradeceu e que, inclusivamente, mais tarde me obsequiou com um outro livro, "Memórias Alentejanas", que eu não conhecia, por ele autografado em Junho de 1987, e da autoria de seu Avô. Segue, em anexo, cópia da referida dedicatória.
Os "Motivos Alentejanos" esgotaram-se há muito e as Edições Colibri propuseram-me reedita-lo, pelo que peguei no único exemplar que tinha, fotocopiei-o e enviei-o para Lisboa, para o Dr. Fernando Mão de Ferro.
Dias antes do lançamento da 2.ª Edição, o Apresentador do livro, Dr. José Manuel da Costa Coelho, reencaminhou-me um mail assinado por um tal "Jorge Sampaio", em que estava o endereço de um blogue que dizia que eu tinha plagiado o livro "Ganharias".
De "O Distrito de Portalegre", ligou-me, a 27 ou 28 de Maio, uma senhora a dar-me conta desse texto do blogue e a perguntar-me se era verdade.
Respondi-lhe que, de facto, há no meu livro muitas citações de Capela e Silva, bem como poemas de António Sardinha e do Conde de Monsaraz e ao menos uma citação de D. Maria Transmontano, por exemplo.
No momento do lançamento do livro, tive o cuidado de ir direito ao Capítulo "Os Ratinhos", que estava em foco no tal blogue; e vi que, realmente, as aspas estavam mal colocadas.
Quando da minha intervenção, tive o cuidado de informar os presentes de que as aspas existentes mais ou menos a meio da página 56, deviam passar para o princípio da página 55.
E tanto no lançamento, como antes e depois do mesmo, sempre falei nos Escritores de quem me servi para melhor compor o texto.
Não sei se haverá mais alguma gralha, má colocação de aspas ou outra qualquer omissão, porque parti do princípio de que a 2.ª Edição estaria correcta, uma vez que, durante vinte e sete anos, nunca houve nenhum reparo.
Com esta carta dou por encerrado o assunto.
João Ribeirinho Leal

FONTE -
http://www.odistritodeportalegre.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.